The best content

  • Righteous Kill

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris elit. Donec neque. Phasellus nec sapien quis ...

    read-more
  • Quisque sed felis

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus.Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. [caption id="attachment_111" align="alignright" width="300" caption="Image with caption"][/caption] Mauris elit. Donec neque. ...

    read-more
  • Etiam augue pede, molestie eget.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris elit. Donec neque. Phasellus nec sapien quis ...

    read-more
  • Hellgate is back

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis. Aliquam sit amet felis. Mauris semper, velit semper laoreet dictum, quam diam dictum urna, nec placerat elit nisl in quam. Etiam augue pede, molestie eget, rhoncus at, convallis ut, eros. Aliquam pharetra. Nulla in tellus eget odio sagittis blandit. Maecenas at nisl. Nullam lorem mi, eleifend a, fringilla vel, semper at, ligula. Mauris eu wisi. Ut ante dui, aliquet nec, congue non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris. Duis sed massa id mauris pretium venenatis. Suspendisse cursus velit vel ligula. Mauris ...

    read-more
Previous Next

9 dicas para ler todos os livros do vestibular em 30 minutos diarios

Posted by Rafael Wulland On - - 0 comentários


As dicas a seguir servem para a leitura efetiva da lista de livros de qualquer vestibular.
Elas levam em consideração o caso de você querer ler as obras em cinco meses e a estimativa de elas terem 300 páginas cada (têm menos).
Pois bem. Enquanto os cursinhos se empenham em apresentar os melhores resumos, a universidade pede que os alunos leiam as obras integralmente.
É o que eu recomendo também, caso você queira ser aprovado e ao mesmo tempo queira transformar em uma atividade prazerosa aquilo que poderia ser encarado como uma obrigação enfastiante.
Vamos às dicas para a leitura efetiva de todos os livros, lembrando que elas servem para a lista de livros de qualquer vestibular.

1) DEFINA METAS QUANTITATIVAS
Se quiser ler tudo até começo de outubro, quando as revisões ficam mais pesadas, você tem 5 meses. Duas obras por mês. Digamos que, exagerando, cada uma tenha em média300 páginas. Ao todo são 600 páginas por mês, mas não deve chegar a tanto.
Se você ler 20 páginas por dia cumprirá seus objetivos facilmente. Ainda que você tenha uma leitura lenta, de uma página a cada um minuto e meio, isso tomará 30 minutos diários.

2) ESTABELEÇA UMA ORDEM DE LEITURA
Agora, você já sabe que terá que ler dois livros por mês. Escolha a ordem em que isso vai acontecer. Estabeleça um critério ou mais. Por exemplo:
Familiaridade: você já leu algum? Já teve contato contato com outras obras do autor? Já viu algum filme ou peça com base na obra? A partir daí, decida se você vai começar pelas mais conhecidas ou pelas menos. Eu começaria pelas menos, para ter mais tempo para pesquisar e tirar dúvidas se for o caso.
Afinidade: Talvez você não conheça nenhuma das obras, mas com uma breve pesquisa é fácil descobrir de quais poderá vir a gostar mais. Faça um ranking e, então, escolha se você deixa a sobremesa para o começo ou para o final.
Tamanho: Não é dos melhores critérios, mas já é alguma coisa. Faça uma lista por ordem de tamanho e escolha por onde quer começar. Se do maior para o menor ou do menor para o maior. Outra possibilidade, já que você lerá dois por mês, é começar pelo maior e pelo menor e ir em direção aos médios.
Dificuldade: Esse critério é um pouco mais inteligente. Algumas obras exigem mais do estudante. Tente descobrir quais são e coloque-as no começo de seu cronograma. As mais fáceis podem ficar para o final, quando a preparação para as provas estará mais puxada.
Estabelecida a ordem de leitura, siga-a. Escreva-a em algum lugar. Há mais facilidade em cumprir coisas que estão escritas.

3) ESCOLHA HORÁRIO
Considerando que você quer passar no vestibular, sua rotina deve mudar bastante e se tornar mais regrada. Não custa nada você acrescentar mais um item em seu dia a dia: o horário em que você vai ler os livros do vestibular. Nem sempre é possível fazer isso, mas as boas rotinas e os bons hábitos funcionam assim: quanto mais os repetimos mais facilmente conseguimos mantê-los.
Como vimos, 30 minutos diários são mais do que suficientes para ler todos eles. Nada impede que você divida isso em dois momentos de 15 minutos, por exemplo.
Se você gosta de ler, coloque a leitura no fim do dia, pois vai encará-la como um momento de lazer depois de horas de estudo.
Se você ainda não tem esse hábito saudável, coloque-o no começo do dia, pois estará mais descansado e irá se concentrar com mais facilidade.

4) ESCOLHA UM LUGAR
Outro item que, às vezes, é difícil de ser observado. Mas, se possível, escolha um lugar limpo, silencioso, confortável, aconchegante e que incentive a concentração e a experiência profunda da leitura. Evite a cama. A idéia é que você apreenda o máximo com o mínimo de esforço. E é muito mais fácil aprender quando associamos o aprendizado a situações prazerosas que quando o associamos a situações pouco prazerosas.

5) VEJA O FILME
Ver um filme baseado no livro não substitui a sua leitura, mesmo porque são duas obras completamente diferentes. Mas isso pode facilitar e aumentar o entendimento, antecipando o enredo. Normalmente eu não recomendaria isso, mas, em se tratando de uma situação especial como o vestibular, tudo é válido. Nem todas as obras da lista tem filmes específicos. Não há problema. Veja um documentário sobre o autor ou alguma produção cinematográfica baseada em outra de suas obras. Já vai ajudar.

6) RESUMOS
Normalmente eu não recomendo que se leia nem a orelha do livro. Mas, no caso do vestibular, um resumão pode ajudar a compreensão posterior da obra. Você encontra facilmente milhares de sites especializados em resumos das obras do vestibular. Porém, tenha em mente que o resumo não é a solução. É apenas um apoio. Leia o livro integralmente se quiser ter a certeza de um bom resultado.

7) GRIFE, ANOTE, SUBLINHE, DESENHE
Leitores amadores têm o hábito de colocar o livro em um pedestal. Agora que você é um leitor profissional, por ocasião do vestibular, lembre-se do que Mário Quintana dizia: os livros de poesia são ótimos pois têm mais espaço para os rabiscos das crianças.
Os livros de prosa têm menos espaço, mas esteja pronto para grifar passagens que você considera importantes e anotar palavras chaves e idéias que forem surgindo nas margens.
Observação: não grife aquilo que seria importante para o vestibular, mas o que você acha importante. A anotação fará mais sentido. Será mais fácil lembrar de outras coisas a partir dela do que se você grifar algo que não considere tão fundamental.

8) NÃO GRIFE, NÃO ANOTE, NÃO SUBLINHE, NÃO DESENHE
Quando eu fiz vestibular lembro de ter visto livros grifados com todas as cores do arco-íris e em toda a sua extensão. O problema é que nesse caso o que se destaca no texto é justamente aquilo que não está grifado. Afinal, quando tudo é importante, nada é importante. Seja criterioso ao fazer suas anotações.

9) AO FINAL DE CADA LEITURA FAÇA UM BREVE RESUMO
Um resumo ao final de cada leitura tem dois propósitos. Você avalia se compreendeu o texto e ao mesmo tempo fixa essa compreensão. Isso também vai servir para você treinar para a prova de redação, habituando-se a escrever com constância. Não precisa ser nada demais. Algo entre cinco e dez linhas. Guarde bem esses resumos, o mais organizadamente possível, por mais que eles pareçam garranchos. Ao final de cada livro, faça um novo resumo, um pouco maior, da obra completa.

Texto extraido com adaptações do blog Livros e Afins mantido por Alessandro Martins:
http://livroseafins.com/

Categories:

Leave a Reply